Laboratório Integrado de Química, Celulose e Energia

Telefone: 
+55 (19) 3447 - 6617
Objetivo
 
Os Laboratórios Integrados de Química, Celulose e Energia (LQCE) do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, foi criado no início da década de 60. Ao longo de sua existência, vem contribuído, de forma decisiva, para o desenvolvimento de diversos segmentos vinculados à utilização de recursos de origem florestal. Isto tem envolvido desde as atividades florestais básicas, até a plena utilização dos recursos florestais produzidos, sempre considerando os preceitos de sustentabilidade e responsabilidade social. Com o início de suas atividades fortemente vinculadas à área de celulose e papel, o LQCE sempre se constituiu numa importante e conceituada base de pesquisas e desenvolvimento tecnológico nesse campo. A partir da década de 80, o LQCE teve sua atuação ampliada, passando a atuar nas áreas de energia da madeira, termoquímica e pirólise da madeira, carvão vegetal e recursos químicos florestais não-madeireiros, onde também passou a ser importante referência.
 
O LQCE tem ainda contribuindo, de forma significativa, na formação de recursos humanos, de elevada e reconhecida competência, em suas áreas de atuação. 
 
Atividades
 
Desenvolver conhecimentos e tecnologias nas áreas de celulose, papel, energia, termoquímica e pirólise da madeira, carvão vegetal e química da madeiras e de produtos florestais não-madeireiros, associados à formação de recursos humanos, de orma a contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.