Adequação Ambiental de Unidades de Produção, com Ênfase para a Restauração de Áreas Degradadas

Código da disciplina:
LCF5862
Ano da disciplina:
Curso de Pósgraduação
Coordenação:
Pedro Henrique Santin Brancalion
Professor(es):
Pedro Henrique Santin Brancalion

Essa disciplina será oferecida de forma concentrada no campo, usando uma situação problema (unidade de produção ou microbacia degradada) como objeto de trabalho e de aprendizado, onde o aluno, após todo o referencial teórico apresentado e discutido, vai testar os conhecimentos adquiridos, coletando os dados no campo, de todas as etapas de um programa de restauração florestal. Isso inclui um rápido treinamento de reconhecimento de campo das principais espécies florestais, dos diferentes grupos ecológicos. Como não será possível que os alunos afiram o resultado de seu aprendizado no estabelecimento de ações de restauração, em função do tempo de oferecimento da disciplina, o último terço da disciplina será usado para junto com os alunos, aplicar no campo, metodologias que gerem indicadores de avaliação e monitoramento de diferentes iniciativas de restauração, usando métodos diversos, com diferentes idades. O produto final será a laboração de um projeto de restauração Florestal de uma dada área, contendo todas as etapas fundamentais para o seu sucesso e ainda os indicadores necessários para sua avaliação e monitoramento. Essa disciplina será oferecida concomitantemente para os programas de Recursos Florestais da ESALQ/USP, o Programa Interunidades de Ecologia de Agroecossistemas da USP e para o Programa de Biologia Vegetal da UNICAMP, com 6 vagas para cada programa. Caso tenha mais inscritos, será usado como seleção a vinculação do projeto de mestrado com o conteúdo da disciplina e depois disso o desempenho acadêmico do aluno na pós-graduação.