Missão, Visão, Valores

MISSÃO

A principal missão do Departamento de Ciências Florestais é formar profissionais alinhados com as demandas da sociedade, particularmente os de Engenharia Florestal, além do oferecimento de conteúdo relacionado às Ciências Florestais e suas interfaces, quando couber, para os outros cursos de graduação e pós-graduação da ESALQ. Integrada à missão principal, o Departamento de Ciências Florestais tem, da mesma forma, a missão de ensinar, pesquisar e exercer atividades de extensão nas áreas de especialização das Ciências Florestais e Recursos Naturais, com visão na sustentabilidade, manutenção da biodiversidade, uso e exploração racional dos recursos naturais, dentre outras. O Departamento de Ciências Florestais desempenha parte essencial e fundamental da missão da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e da Universidade de São Paulo.

 

VISÃO

A principal visão do Departamento de Ciências Florestais é contribuir para a resolução dos problemas que afetam e que refletem negativamente na qualidade de vida de toda a sociedade, a partir da formação e de capacitação de profissionais compromissados e envolvidos diretamente com as múltiplas interfaces das Ciências Florestais e Recursos Naturais. Neste aspecto, é importante a inserção do Departamento de Ciências Florestais - em consonância com a Universidade de São Paulo - na busca da excelência nas atividades de ensino, pesquisa e de extensão.

 

VALORES

  • Através de ações de transparência prover um ambiente de confiança e segurança.
  • Através da honestidade demonstrar profissionalismo com responsabilidade, flexibilidade, e disposição de mudar.
  • Através da excelência do ensino, pesquisa e extensão propiciar a formação de líderes e a cultura da melhoria contínua com propostas claras e proativas.
  • Através da cooperação entre todos respeitar as diferenças individuais para o sucesso da comunidade.
  • Através da preocupação com o ambiente ter em mente que as atividades devem ser sustentáveis.