Disciplina - detalhe

LCF0131 - Gestão de Informações Espaciais em Atividades Florestais


Disciplina de Graduação

Objetivo
a) fornecer conceitos básicos sobre SIG, incluindo estrutura de dados espaciais, projeções de mapas; sistemas de coordenadas; sensoriamento remoto e sistemas de posicionamento global; b) instruir alunos a criação de bases cartográficas com a utilização de interpretação de imagens e levantamentos com GPS; c) demonstrar como a tecnologia de informação espacial pode ser utilizada para solução de problemas reais no manejo de recursos naturais; d) realizar exercícios práticos que subsidiem trabalhos de outras disciplinas do currículo.

Programa resumido
Conceitos de geoprocessamento. Cartografia. Sistemas de Projeção. GPS. Entrada de dados. Georeferenciamento de imagens digitais. Processamento de imagens digitais. Classificação de imagens. Sistema de Informações Geográficas. Banco de dados cartográfico. Cadastro florestal. Banco de dados relacional. Criação, edição e manutenção de bases cartográficas. Modelagem digital do terreno. Adequação ambiental. Planejamento florestal. Desenvolvimento de projeto.

Programa
Importância da Informação Espacial; Sistemas de coordenadas / Sistemas de projeção; Unidades para medidas lineares e de área; Cartografia básica; SIG: definição, tipos, softwares, visão geral do ARCGIS; GPS: Sistema; Receptores; Conceitos de Sensoriamento remoto.Fontes de dados digitais e analógicos; Digitalização de mapas; Escanerização; Vetorização; GPS: Coleta de dados no campo; Imagens: fonte de dados, tipos, formatos; Georeferenciamento de imagens digitais. Coleta de pontos de controle; Cálculo do erro aceitável. Conceito de raster; Imagens multiespectrais, infravermelho próximo e fisiologia. Classificação supervisionada e geração de mapas temáticos por meio de Raster; Pratica com classificação de imagens com o Multispec usando imagens de altíssima definição e infravermelho próximo. ArcGIS; Projeto; Layers; Simbologia; Plotagem de pontos do campo; Consultas. Adição de atributos; Edição, manutenção de tabelas; Associação. Estrutura do Cadastro florestal; Consultas por atributos; Consultas espaciais. Banco de dados relacional. Criação, edição e manutenção de bases cartográficas. Digitalização de curvas de nível; Preparação do MDT; Derivação de declividade e exposição. Uso de buffers na delimitação de APP; Álgebra de mapas vetoriais; Sobreposição de mapas; Aplicações: adequação ambiental, traçado de estradas, demarcação de talhões, silvicultura de precisão.

Bibliografia
Bettinger, P. and M. Wing. 2004. Geographic Information Systems- Applications in Forestry and Natural Resources Management. McGraw Hill, Boston.
Silva, I.F.T.; Manual Técnico de Noções Básicas de Cartografia. Fundação IBGE, 1989
Theobald, David M. 2001. GIS Concepts and ArcView Methods, 3rd Edition. Conservation Planning Technologies, Ft. Collins, CO.
VETTORAZZI,C.A. Sensoriamento remoto orbital. Piracicaba: ESALQ/DER, 1992. 134p.
NOVO, E.M.L.M. Sensoriamento remoto: princípios e aplicações. São José Campos: INPE, 1988. 364p.
COUTO,H.T.Z. Sistemas de informações geográficas: aplicações florestais. Série Técnica IPEF, v.9, n.28, p.1-18, dez.1993.