Disciplina - detalhe

LCF0225 - Dendrologia e Biologia da Madeira


Disciplina de Graduação

Objetivo
Transmitir conhecimentos básicos sobre a dendrologia das principais espécies florestais nativas e exóticas cultivadas no país. Explicar a origem e formação dos tecidos que formam o lenho das árvores. A estrutura e composição dos meristemas apicais e lateral. Distinguir as células e tecidos estruturais que compõem o lenho das árvores e as funções desempenhadas. Estudar o processo de formação do cerne e da madeira juvenil e adulta no lenho das árvores. Estudar a formação e aplicação dos anéis de crescimento no lenho das árvores. Analisar a parede das células do lenho madeira até a sua ultra-estrutura. Reconhecer as principais estruturas anatômicas utilizadas na identificação macroscópica das espécies florestais. Identificar macro e microscopicamente as principais madeiras através da sua estrutura anatômica e aplicação de chaves. Estudar a biodeterioração do lenho das árvores e da madeira em uso, por microorganismos e insetos.

Programa resumido
Discute aspectos relacionados com a estrutura interna da madeira das coníferas e folhosas; a formação da madeira através da atividade dos meristemas apical e cambial; o efeito das variáveis edafo-climáticas no crescimento e formação da madeira e demais aspectos ligados à qualidade da madeira. Aspectos dendrológicos que possibilitam a identificação das principais espécies arbóreas estão, também, incluídos.


Programa
Dendrologia e biologia da madeira: da morfologia externa a anatomia do lenho das árvores de espécies florestais nativas e introduzidas. Partes integrantes de um vegetal arbóreo; estudo da raiz, caule, folha, flores, frutos e sementes. Atividade cambial e formação do tronco das árvores. Anéis de crescimento no lenho das árvores: caracterização anatômica e aplicações no manejo, monitoramento ambiental, reconstrução climática, datação de árvores, etc. Composição do tronco e a formação do alburno/cerne, madeira juvenil/adulta, lenho de reação (compressão e tração). Biodeterioração do lenho das árvores e da madeira. Planos de observação do tronco. Estrutura anatômica da madeira das angiospermas (folhosas) e das gimnospermas (coníferas). Identificação macro e microscópica das principais espécies comerciais no Brasil, através das características de suas madeiras.