Disciplina - detalhe

LCF0410 - Mensuração Florestal


Disciplina de Graduação

Objetivo
Auxiliar os alunos a conhecer e entender os métodos e técnicas utilizados na mensuração de árvores e arvoredos, os tipos de dados gerados, bem como os métodos quantitativos de processamento dos dados obtidos em campo necessários para gerar informações úteis ao conhecimento das florestas e ao seu manejo.

Programa resumido
Árvores e sua mensuração. Mensuração não destrutivas: diâmetro e altura. Mensuração destrutiva: volume, forma e biomassa. Princípios de mensuração. Predição de medidas: altura, volume e biomassa. O conceito de arvoredo e sua mensuração.

Programa
Apresentação da disciplina: apresentação da relação da disciplina com as outras áreas das Ciências Florestais e com as atividades técnicas da profissão florestal; apresentação do “modus operandi” da disciplina.
Mensuração de árvores: o conceito de árvore, tipo de copa de árvores, elementos de arquitetura de árvores, implicações para mensuração de árvores.
Mensuração Não-Destrutiva:(1) Mensuração do diâmetro: diâmetro à altura do peito, mensuração indireta, área da secção transversal do tronco.
(2) Mensuração da altura: tipos de alturas medidas em árvores, métodos geométricos de mensuração e método trigonométrico de mensuração, funcionamento dos clinômetros, correção da declividade do terreno, procedimentos adequados na mensuração da altura.
Mensuração Destrutiva: (1)Medição do volume de madeira: método do deslocamento de água, método do empuxo, volume aproximado por sólidos geométricos, fórmulas de cubagem - Smalian, Huber e Newton - cubagem rigorosa, volume de toras para serraria, para laminação. (2) Medição da forma do tronco: quociente de forma e fator de forma. (3) Medição da biomassa: componentes da árvore e sua quantificação, método gravimétrico e método volumétrico.
Princípios de mensuração: definição de mensuração e medida, escalas de mensuração, sistema internacional de unidades (SI), precisão, viés e exatidão, algarismos significativos e cálculos com medidas.
Predição de medidas de árvores: (1) Predição da altura: a relação diâmetro-altura, modelos de relação hipsométrica. (2) Predição do volume: tipos de volume de árvores em pé - volume sólido, volume empilhado e volume cilíndrico - fator de forma e fator de empilhamento, tipos de tabelas de volume, modelos estocástico para construção de equações de volume, passos na construção de equações de volume. (3) Predição da biomassa: modelos de predição de biomassa – vantagens e limitações - informação de densidade básica, informação da espécie.
Mensuração de arvoredos: o conceito de arvoredo, agregação da informação no nível de arvoredo, método da parcela de área fixa, fator de expansão, método da enumeração angular, estrutura de arvoredos.
Crescimento de árvores e arvoredos: determinação da idade de árvores, métodos de medição do crescimento, curvas de crescimento de árvores individuais - diâmetro, altura e volume - fases do crescimento de árvores, curvas de crescimento de arvoredos, incremento corrente e incremento médio, competição e estagnação do crescimento, idade técnica de corte.