Disciplina - detalhe

LCF0445 - Fundamentos e Aplicações da Química de Produtos Florestais II


Disciplina de Graduação

Objetivo
Fornecer aos alunos conhecimentos básicos e aplicados referentes ao processamento químico de matérias primas de origem florestal, seus produtos e aplicações, tendo em conta, especialmente, os componentes lignocelulósicos como fonte de biofibras e biocombustíveis.

Programa resumido
Reações químicas da madeira. Carboidratos e lignina. Pastas celulósicas. Qualidade da matéria-prima. Industrias de celulose. Etanol da madeira. Biorefinaria.

Programa
Revisão sobre composição química da madeira. Madeira e suas reações à ação de agentes químicos. Separação química de carboidratos e lignina. Obtenção de pasta celulósica. Matérias primas para produção de celulose. Classificação quanto à fonte e tipo de fibra. Qualidade da matéria-prima. Madeira de coníferas e folhosas, fibras anuais, resíduos agrícolas e industriais; Processos de obtenção de celulose. Classificação quanto ao rendimento, tipo de energia empregada. Adequação com a matéria-prima e qualidade do produto. Processos mecânicos, termo mecânicos, semi químicos e químicos: classificação, principais equipamentos e variáveis de processo, qualidade e uso da celulose/pasta resultante. Aspectos técnicos, econômicos e sociais da indústria de celulose no mundo e no Brasil. Hidrólise da madeira. Etanol da madeira. Alternativas de pré-tratamento químico da madeira. Conceitos sobre biorefinaria.

Bibliografia
BRITO, J.O. & BARRICHELO, L.E.G., 1985. Química da Madeira.
Piracicaba. Centro Acadêmico Luiz de Queiroz, 125 p. (mimeogr.).

BARRICHELO, L.E.G. & BRITO, J.O., 1976. A madeira das espécies de eucalipto como matéria-prima para a indústria de celulose e papel. Brasília, PNUD/FAO/IBDF/BRA-45 - Série Divulgação no 13, 145p.

CLARK, J. H., 2008. Introduction to Chemicals from Biomass. Chichester, 184p.

D'ALMEIDA, M.L.O., 1981. Celulose e Papel. Tecnologia de fabricação da pasta celulósica. São Paulo, SENAI-IPT. Vol. I. 492 p.

FENGEL, D. & WEGENER, G., 1984. Wood-Chemistry, Ultrastructure, Reactions. N. York, Walter de Gruyter.

FOELKEL, C.E.B. & BARRICHELO, L.E.G., 1975. Tecnologias de celulose e papel. Piracicaba. ESALQ-USP, Mimeografado, 207p.

KAMM, B., 2006. Biorefineries – Industrial Processes and Products. Weinhein, 440p.

SJOSTROM, EERO., 1981. Wood Chemistry - Fundamentals and Application. N. York, Academic Press.

WENZL, H.F.J., 1970. The chemical technology of wood. N. York, Academic Press, 692 p.