Disciplina - detalhe

LCF0491 - Ecologia Florestal


Disciplina de Graduação

Objetivo
Fornecer ao aluno os conhecimentos de ecologia necessários para analisar a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas terrestres e principalmente das florestas, bem como sua importância e evolução no espaço e ao longo do tempo. Capacitar o aluno de Engenharia Florestal para desenvolver estudos de ecologia básica e aplicada em ecossistemas florestais e para relacionar a matéria ministrada com o desenvolvimento das práticas do bom manejo florestal.

Programa resumido
Finalidade da ecologia e da ecologia florestal, sua história e relevância para a humanidade. A estrutura dos principais ecossistemas terrestres. Descrição e classificação dos ecossistemas florestais brasileiros. O fluxo de energia nos sistemas ecológicos. As florestas e os ciclos biogeoquímicos e da água. Fatores limitantes e adaptação das espécies arbóreas. Ecologia de populações e de comunidades. Elementos de fitossociologia. Desenvolvimentos dos ecossistemas, sucessão e clímax em florestas. Noções de ecologia da paisagem. Impactos humanos sobre os ambientes naturais e suas conseqüências na sustentabilidade. Desmatamento, queimadas, fragmentação florestal.

Programa
Aulas teóricas:
1. Conceitos de Ecologia e Ecologia Florestal e sua aplicação no manejo florestal. Os fatores do ambiente. Vegetação e zonas climáticas da Terra. Adaptações das plantas ao clima e ao solo. Principais formações vegetais brasileiras. Os ecossistemas amazônicos, o Cerrado, a Caatinga, a Mata Atlântica, as florestas sazonais do interior, as matas de Araucária e o complexo do Pantanal. Adaptação das espécies arbóreas às condições edáficas.
2. Conceitos de populações, comunidades, ecossistemas e biosfera. Habitat e nicho ecológico. O ecossistema e suas características. Ecossistemas autotróficos e heterotróficos. O ecossistema da floresta: sua estrutura e funcionamento. Características das populações e das comunidades florestais. Interações dos seres vivos na floresta. Biodiversidade. Capacidade de suporte do meio e sustentabilidade dos ecossistemas. Características e evolução dos agroecossistemas: aspectos ecológicos e sociais.
3. O fluxo de energia na floresta. Características da radiação solar. Produtividade primária e secundária nos ecossistemas florestais. Conceitos de biomassa florestal, eficiência fotossintética e incremento florestal. Funcionamento da cadeia alimentar nos ecossistemas. A cadeia de detritos na floresta. Conceito de eficiência ecológica dos ecossistemas.
4. O ciclo da água e dos nutrientes na biosfera e nas florestas. Conceito de bacia hidrográfica. O papel das florestas no ciclo da água e sua importância na sustentabilidade dos recursos hídricos e na movimentação dos nutrientes. O ciclo de nutrientes: ciclos gasosos e sedimentares. Transferências de nutrientes no ecossistema e sua importância no manejo das florestas.
5. Radiação Solar: características qualitativas e quantitativas. Alterações da radiação solar na floresta e seu reflexo sobre a atividade fotossintética das plantas nos diferentes estratos da comunidade. Comportamento das espécies arbóreas em relação à luminosidade. Características das espécies pioneiras e tolerantes à sombra. Fixação do carbono em florestas.
6. Sucessão florestal. Conceitos de sucessão primária e secundária. Sucessão autotrófica e heterotrófica. Tendências da sucessão ecológica. Conceito de estágio seral, clímax e disclimax. Bioenergética do desenvolvimento do ecossistema florestal. Relação entre fotossíntese e respiração. Dinâmica florestal de regeneração de clareiras.
7. Conceitos de fitossociologia. Densidade, freqüência, dominância e valor de importância das diferentes espécies arbóreas na comunidade florestal. Índices de similaridade e de diversidade. Aplicabilidade dos conceitos fitossociológicos ao manejo das florestas nativas.
8. A intervenção do homem sobre as florestas nativas e suas conseqüências. O desmatamento e seus reflexos no equilíbrio ecológico. Características dos fragmentos florestais e efeito de borda. Queimadas e expansão da fronteira agrícola: aspectos ambientais. A destruição das matas ciliares e dos recursos hídricos. Importâncias das áreas de preservação. Noções sobre recuperação de áreas degradadas. Princípios de ecologia da paisagem. Ecologia aplicada ao manejo das plantações florestais para fins comerciais. A importância da legislação ambiental.
Aulas práticas:
Estudo do habitat florestal e dos componentes da vegetação. Relações dendrométricas das árvores da floresta: forma específica e forma florestal. Representação da estrutura horizontal e vertical da floresta. Análise microclimática do habitat: radiação solar, temperatura, umidade do ar e do solo. Estudo do ecossistema do cerrado (Viagem para o cerrado de Cachoeira das Emas-SP). Fenologia de espécies florestais. Medição dos índices relativos de radiação solar e de cobertura do dossel em florestas. Ciclagem de nutrientes: em florestas e plantações florestais. Estimativa do estoque de nutrientes na serapilheira. Avaliação da regeneração natural em florestas. Observação da mesofauna do solo. Exercícios de fitossociologia. Estudo dos ecossistemas da Mata Atlântica: restinga, mangue, mata de planície e mata de encosta (Viagem para a Mata Atlântica no Parque Estadual da Serra do Mar-SP).