Disciplina - detalhe

LCF0586 - Gestão de Recursos Florestais


Disciplina de Graduação

Objetivo
O principal objetivo do curso é introduzir conceitos básicos da gestão e desenvolver os meios para aplicação de modernas técnicas de elaboração de planos de manejo florestal. Atividades de imersão e estudos dirigidos são usados para tornar práticos os conceitos básicos da Gestão. No campo e em sala de aula serão assimilados princípios de empreendedorismo, organização e gestão. Na parte mais teórica, o conteúdo se volta para os tradicionais métodos de ordenamento florestal, e a sua evolução para técnicas de programação matemática. O curso oferece um equilíbrio entre prática e teoria, sem dispensar a busca de proficiência em métodos matemáticos e computacionais de apoio ao processo de tomada de decisão. Concluído o curso, espera-se que o aluno: a) conheça princípios de organização e empreendedorismo; b) domine os princípios básicos do ordenamento florestal; c) compreenda os modelos matemáticos básicos de regulação florestal e de otimização do planejamento de processos de produção envolvendo um ou mais produtos e serviços florestais; c) possa utilizar os recursos computacionais essenciais para processar os modelos matemáticos de otimização; e d) consiga interpretar os resultados, produzir bons relatórios e gerar planos florestais consistentes e objetivos.

Programa resumido
Engajamento em experiências práticas de gestão florestal e de educação. Revisão de importantes conceitos
biométricos e econômicos. Ordenamento florestal. Técnicas matemáticas de otimização do planejamento
florestal e de regulação da produção florestal. Modelos com um objetivo e com múltiplos objetivos. Coleta de dados, análise e preparo de planos de manejo envolvendo recursos e produtos florestais múltiplos.

Programa
O primeiro bloco da disciplina oferece duas imersivas atividades práticas: uma visando a gestão do cultivo de árvores para fins de produção e de restauração de áreas degradadas, através do levantamento de tempos e movimentos nas mais importantes operações de campo; e outra em processos de extensão universitária, através da gestão de iniciativas que promovem a criação de hortas infantis comunitárias no ciclo da Educação Infantil, isto é, na primeira etapa da educação básica. O segundo bloco da disciplinas se aprofunda em técnicas de Gestão Florestal para cobrir os seguintes temas: revisão de conceitos biométricos e econômicos; modelos de crescimento e de produção; informação necessária para a obtenção desses modelos; modelos matemáticos mais comuns; principais informações fornecidas por esses modelos; critérios de avaliação econômica; informação necessária para utilização desses critérios; critérios de decisão mais apropriados para as análises florestais; situações onde a utilização desses critérios é válida; ordenamento florestal; o conceito de regulação florestal e de manejo de produção sustentada; métodos de regulação florestal por área e por produção; técnicas correntes de planejamento florestal otimizado; uma revisão de programação linear; o modelo básico de programação linear aplicado ao manejo e à regulação da produção florestal; modelos de programação com múltiplos objetivos no manejo de florestas envolvendo múltiplos recursos e produtos; coleta de dados, análise e preparo de um plano de manejo envolvendo recursos e produtos florestais múltiplos; utilização dos conceitos em estudos reais.

Bibliografia
CLUTTER, J.L.; FORTSON, J.C.; PIENAAR, L.V.; BRISTER, G.H. & BAILEY, R.L. Timber Management: a quantitative approach. New York, John Wiley & Sons, 1983. 333 p. DAVIS, L.S. & JOHNSON, K.N. Forest Management. 3rd. Ed. New York, Mc-Graw-Hill, 1987. 790 p. RODRIGUEZ, L.C.E.; LIMA, A.B.N.P.M. de; BUENO, A.C. & MARTINI, E.L. Programação linear no Planejamento Florestal: uma aplicação prática. In: CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO, 5, Olinda, 1986. Silvicultura. São Paulo, SBS, 41 (11): 163-168, 1986. RODRIGUEZ, L.C.E. & MARTINI, E.L. Definição da Seqüência Operacional de Corte e Plantio em Áreas de Reforma de Eucaliptais. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO FLORESTAL, 1º, Curitiba, 1989. Anais. Curitiba, EMBRAPA, 63-72, 1989. RODRIGUEZ, L.C.E. Um critério para a solução do problema econômico da reforma em florestas de eucalipto. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO FLORESTAL, 1º, Curitiba, 1989. Anais. Curitiba, EMBRAPA , 63-72, 1989. RODRIGUEZ, L.C.E. Tópicos de Economia Florestal. Documentos Florestais, Piracicaba (12): 1-49, 1991. RODRIGUEZ, L.C.E. Gerenciamento da produção florestal. Documentos Florestais, Piracicaba (13): 1-41, 1991.