Disciplina - detalhe

LCF0590 - Conservação e Manejo de Fauna Silvestre


Disciplina de Graduação

Objetivo
1. Informar o aluno sobre conceitos, definições e objetivos da conservação e do manejo de fauna necessários para sua atuação profissional; 2. Capacitar o aluno na condução de diagnósticos de fauna e implementação de planos de monitoramento populacional; 3. Capacitar o aluno no desenvolvimento e execução de planos de manejo de fauna; 4. Fornecer subsídios para que o aluno atue na busca de soluções para situações de conflito com fauna em paisagens antrópicas e florestais; 5. Capacitar o aluno para atividades práticas de campo em mosaicos agrícolas, plantações florestais e áreas naturais.

Programa resumido
Conservação da biodiversidade na teoria e na prática. Interação homem-fauna. Técnicas de campo para diagnóstico e monitoramento populacional. Manejo de fauna silvestre. Aplicação de conceitos e práticas de conservação e manejo de fauna silvestre em florestas naturais e implantadas.

Programa
1. Conservação da biodiversidade: conceitos, definições, finalidades. Conservação na teoria. Conservação na prática. Populações pequenas, em declínio e superabundantes. Dimensões humanas da gestão de fauna silvestre. Interação homem-fauna. Valoração da biodiversidade. Biodiversidade como serviço ecossistêmico. 2. Diagnóstico populacional. Técnicas de campo para amostragens populacionais e estimativas. Métodos de levantamento de fauna diretos e indiretos. Ocorrência e distribuição. Tamanho de população e densidade. Índices de abundância. Ferramentas isotópicas, genéticas e de análises espaciais de dados biológicos. 3. Monitoramento populacional: objetivos e questões norteadoras. Plano de monitoramento. Seleção de sítios, espécies e parâmetros. Detectabilidade e erros de amostragem. Escalas de amostragem. 4. Manejo de fauna. Aspectos legais do manejo de fauna no Brasil. Manejo de controle, sustentável e adaptativo. Planos de manejo. 5. Problemas práticos de manejo e conservação de fauna em áreas agrícolas e florestais. Aplicação de conceitos e práticas de conservação e manejo de fauna silvestre através de estudos de caso.

Bibliografia
Literatura Básica:
BOITANI, L., T.K. FULLER. 2000. Research Techniques in Animal Ecology. Controversies abd Consequences. Columbia University Press, New York.
CULLEN, JR., L., R. RUDRAN, C. VALLADARES-PADUA (Org.). 2003. Métodos de Estudo em Biologia da Conservação & Manejo de Fauna Silvestre. Editora UFPR, Curitiba. Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.
SINCLAIR, A.R.E. J.M. FRYXELL, GRAEME CAUGHLEY. 2006. Wildlife ecology, conservation, and management. 2ª Ed. Blackwell Publishing, Malden.
THOMPSON, W.L., G.C. WHITE, C. GOWAN. 1998. Monitoring vertebrate populations. Academic Press, San Diego.

Literatura Complementar:
WILLIAMS, B.K., J.D. NICHOLS, M.J. CONROY. 2002. Analysis of Management of Animal Populations. Academic Press, San Diego.