Disciplina - detalhe

LCF0620 - Solos Florestais


Disciplina de Graduação

Objetivo
No fim do curso o aluno deverá torna-se apto a : - Identificar e descrever os principais tipos de solos utilizados para fins florestais, bem como, saber recomendar as práticas de manejo físico e químico recomendadas para os mesmos; - Identificar os principais tipos de distribuição do sistema radicular das árvores no perfil do solo; - Discernir sobre os principais métodos de classificar a qualidade dos sítios florestais.

Programa resumido
• Histórico;
• Fatores e processos de formação dos solos;
• Características dos principais tipos de solos utilizados para fins florestais. Implicações silviculturais;
• Reflexos da ciclagem de nutrientes sobre a fertilidade e características físicas dos solos;
• Características de clima e solo associados às principais províncias florestais brasileiras;


• Avaliação da Fertilidade do Solo e Recomendação de Corretivos e Adubos;
• Mapeamento da capacidade produtiva de sítios florestais; e
• O sistema radicular das árvores.



Programa
Histórico: Fatores e processos de formação dos solos. Características mineralógicas, morfológicas, químicas e físicas dos principais tipos de solos utilizados para fins florestais. Implicações silviculturais. Reflexos da ciclagem de nutrientes sobre a fertilidade e características físicas dos solos: Características climáticas e edáficas relacionadas com a ocorrência das principais províncias florestais brasileiras: Floresta Tropical Perenifólia, Floresta Tropical Subperenifólia, Floresta Tropical Caducifólia, Floresta Caducifólia, Caatinga e Cerrado. Avaliação da Fertilidade do Solo. Recomendação de Corretivos e Adubos: amostragem de solo; métodos, calibração e interpretação de análises de solo; exigências nutricionais das árvores; épocas, dosagens e métodos de aplicação de corretivos e adubos. Métodos e indiretos de mapeamento da capacidade produtiva dos sítios florestais em função das condições climáticas, fisiográficas, edáficas e de manejo florestal. O sistema radicular das árvores: características morfológicas, distribuição no perfil de solo e funções.

Bibliografia
DEMATTÉ, J.L.I. Manejo de solos ácidos dos trópicos úmidos, Região Amazônica. Campinas. Fundação Cargill. 1988. 215p.

GONÇALVES, J.L.M. Relações entre as características climáticas e edáficas com as principais províncias florestais do Brasil. LCF-ESALQ, 16p. 1990.

GONÇALVES, J.L.M. Interpretação de levantamento de solo para fins silviculturais. IPEF, Piracicaba, 39:65-72. 1988.

LOPES, A.S. Solos sob "cerrado" - características, propriedades e manejo. Piracicaba. Instituto da Potassa & Instituto Internacional da Potassa, 1983, 162 p.

OLIVEIRA, J.B.; JACOMINE, P.K.T. & CAMARGO, M.N. Classes gerais de solos do Brasil - guia auxiliar para seu reconhecimento. Jaboticabal, FUNEP, 1992.

PRITCHETT, W.L. Suelos forestales - propiedades, conservación y mejoramiento. México. Limusa. 1986. 634p.