Disciplina - detalhe

LCF0622 - Tópicos de Educação Voltados à Questão Ambiental


Disciplina de Graduação

Objetivo
Propiciar aos estudantes da ESALQ oportunidades de relacionamento crítico com textos, pessoas e situações no campo educacional que possam ser úteis na construção de seus conhecimentos sobre como superar os problemas ambientais; - analisar alternativas de metodologias e conteúdos de educação ambiental compatíveis com distintos objetivos e diretrizes; - propiciar a tomada de consciência generalizada a respeito das causas e consequências que têm para o ser humano, para a sociedade e para a comunidade internacional, os problemas do meio ambiente e estimular na vida diária profissional e na ação para o desenvolvimento, uma ética, atitudes e conceitos individuais e coletivos que contribuam para a proteção e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida (adaptado do Programa Internacional de Educação Ambiental, estabelecido pela 22a Conferência Geral da UNESCO.

Programa resumido
A questão educacional: educação, ensino, pesquisa, extensão, difusão, conhecimento, práxis, escola, currículo, aprendizagem, correntes pedagógicas, didática, motivação, criatividade, iniciativa, valores, ideologias, assimilação e ruptura, objetivos, filosofia, ensino por solução de problemas, professores e educadores, formação do agrônomo e do florestal. A questão ambiental: ecologias; ambiente; diversidade; ecossistemas; movimento ecológico; ecodesenvolvimento; UNCED 92;" nosso futuro comum"; instituições relacionadas com a questão ambiental; Educação ambiental: filosofias; objetivos; metodologias, clientelas; conteúdos; técnicas; história; algumas experiências; trillhas de interpretação da natureza.

Programa
- analisar a interdependência campo/cidade, produção/comercialização, fiscalização/educação, ensino/pesquisa/extensão, economia/ecologia, mercado interno/externo, progresso/felicidade, tecnologias alternativas/tecnologias tradicionais, conhecimento erudito/conhecimento popular, tradição/ruptura, etc.;
- detectar em si próprio ações negativas e positivas para o ambiente e para a vida (sua e dos outros) e trabalhar na superação das negativas e aprimoramento das positivas;
- contribuir na formação de grupos ou atuar em grupos no sentido de estimulá-los a conhecerem o ambiente onde vivem, debaterem seus problemas/necessidades, projetarem o futuro que desejam, alternativas de caminhos para alcançá-lo e acima de tudo, desenvolverem ações no sentido considerado mais adequado;
- compreender que a ação local é tanto mais eficiente e eficaz quanto maior for a percepção e entendimento da totalidade de fatores envolvidos com a mesma e que a reflexão global será mais pertinente se tiver as "mãos na terra", ou seja, ancoragem no concreto/cotidiano, a partir dele e voltada para ele;
- diagnosticar problemas e buscar soluções técnicas, políticas, legais, sociais e ambientais com participação cooperativa das coletividades envolvidas, formulando hipóteses, propondo soluções, experimentando-as, analisando os resultados, reformulando hipóteses e teorias, ...;
- elaborar projetos e procurar viabilizá-los;
- colaborar na formação de novas pessoas para atuarem dentro do espírito descrito acima e que por sua vez procurarão formar novas pessoas nesta mesma perspectiva e assim por diante ...

Bibliografia
BERMAN, M. - Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo, Companhia das Letras, 1987.

BRANDÃO, C.R. (org.) - Pesquisa Participante. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1982.

DUARTE, R. e outros - Ecologia e Cultura. Belo Horizonte, Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, 1983.

PORCHER, L.; FERRANT, P.; BLOT, B. - Pedagogia do Meio Ambiente. Lisboa, Socicultur, 1977.

SCHUMACHER, E.F. - O negócio é ser pequeno. Rio de Janeiro, Ed. Zchar, 1981.

SOMMER, R. A conscientização do design. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1984.

TANNER, R.T. - Educação Ambiental. São Paulo, Ed. Sommuns/EDUSP, 1978.

THIOLLENT, M. - Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo, Cortez-Autores Associados, 1986.

UNESCO - La educacion ambiental : las grandes orientaciones de la Conferencia Tbilissi, Paris, 1980.

WISNICK, J.M. - Vis·es apocalípticas e novas utopias. In: A virada do século. Rio de Janeiro, Paz e terra e outras editoras, 1987.

ZUBEN, N.A. von - A emergência do sujeito e a educação. In: Iniciação Teórica e prática às ciências da educação. Petrópolis, VOZES, 1979.

HILDEBRAND, P e outros - Introdução à Pesquisa e Extensão de Sistemas Agrícolas Florestais. Tradução e revisão. Proença M. e Rancy C. Brasil, 1988, Acre - UFAC-UF e Fundação Ford.

GRAZIANO NETO, F. - Questão agrária e ecologia - São Paulo, Brasiliense, Primeiros voos. 1982

MAFFESOLI, M. - Socialidade é marca da ética pós moderna, Folha de São Paulo, G 6, Letras - 14/10/89.

8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA (CONTINUAÇÃO):





SORRENTINO, M. "Educação Ambiental na formação do agrônomo e do florestal", 1991 - Piracicaba. Texto fotocopiado.

SORRENTINO, M. "Uma perspectiva (utópica) de movimento ecológico" . 1991, Piracicaba, Texto fotocopiado.

DEMO, P. - Participação e Meio Ambiente, Brasilia, 1985, Secretaria Especial do Meio Ambiente.