Disciplina - detalhe

LCF0641 - Secagem e Tratamento da Madeira


Disciplina de Graduação

Objetivo
Transmitir ao aluno as técnicas necessárias para que ele possa entender a importância da secagem controlada, visando um melhor aproveitamento da madeira. Discutir os aspectos físicos envolvidos na secagem e os efeitos da umidade nas características físico-mecânicas da madeira. Conceituar os fenômenos de transporte de calor e massa de modo que o aluno possa analisar os diferentes processos de secagem e decidir pela conveniência de sua aplicação.

Programa resumido
Importância da secagem e influência na umidade nas características e propriedades físico-mecânicas da madeira. Relações água-madeira e métodos para determinação da umidade. Princípios físicos do processo de secagem. Métodos para secagem natural e artificial. Defeitos de secagem e controle de qualidade. Importância e campo de ação da preservação de madeiras. Agentes físicos, químicos e biológicos de deterioração da madeira. Preservativos e métodos de avaliação. Processos de tratamento da madeira. Características da madeira e do processo que afetam a eficiência do tratamento. Controle de qualidade.

Programa
1. Origem e localização da água na madeira. 2. Importância da secagem e influência da umidade nas características da madeira. 3. Determinação da umidade: 3.1. Equações para cálculo. 3.2. Métodos de determinação. 4. Psicrometria: 4.1. Umidade do ar. 4.2. Cálculos psicrométricos. 5. Relações entre a água do meio ambiente e a madeira. 6. Instabilidade dimensional: 6.1. Causas da instabilidade dimensional. 6.2. Anisotropia da movimentação da madeira. 7. Movimentação da água na madeira: 7.1. Água capilar. 7.2. Água higroscópica e vapor d'água. 8. O processo de secagem (transporte simultâneo de calor e massa). 9. Preparação da madeira para secagem. 10. Métodos de secagem da madeira:10.1. Secagem natural. 10.2. Métodos alternativos (pré-secagem).10.3. Secagem convencional: 10.3.1. Equipamentos. 10.3.2. Variáveis do processo. 10.3.3. Programas de secagem. 10.3.4. Controle de qualidade (processo e produto). 10.4. Secagem e altas temperaturas. 11. Defeitos de secagem. 12. Objetivos, importância e campo de ação da preservação de madeiras. 13. Agentes de deterioração da madeira: 13.1. Agentes biológicos. 13.2. Agentes físicos. 14. Preservativos. 15. Revestimentos. 16. Avaliação de Produtos. 17. Fatores que afetam o tratamento. 18. Processos de tratamento: 18.1. Processos sem pressão. 18.2. Processos com pressão. 19. Controle de Qualidade e de processo. 20. Normas e especificações sobre madeira preservada.