Disciplina - detalhe

LCF0670 - Industrialização de Produtos Florestais II


Disciplina de Graduação

Objetivo
Fornecer ao aluno conhecimentos sobre algumas das possibilidades de industrialização da madeira visando à obtenção de produtos de valor agregado, tais como painéis de madeira e móveis.

Programa resumido
Perspectivas e tendências da indústria de painéis. Adesivos para madeira. Processos de produção de lâminas. Processos de produção de compensados, chapas de partículas e chapas de fibras. Panorama da indústria moveleira. História do mobiliário; Processo de desenvolvimento de produtos para a indústria moveleira. Máquinas, ferramentas e processos. Instruções para leitura e representação básica de projeto de móveis.

Programa
3.1 Panorama da Indústria de Painéis: Tipos de painéis de madeira fabricados no Brasil, localização das unidades industriais, capacidade nominal de produção por tipo de painel, séries históricas de produção, importação, exportação e consumo aparente, perspectivas e tendências da indústria de painéis. 3.2 Adesivos para madeira: princípios básicos da adesão, classificação de adesivos, principais tipos, características e usos. 3.3 Lâminas de Madeira: conceito, processos de produção e equipamentos, classificação e usos. 3.4 Painéis de Madeira – compensados, chapas de partículas e chapas de fibras: conceito, matérias-primas, processos de produção e equipamentos, características e usos. 3.5. Panorama da indústria moveleira: a cadeia produtiva madeira-móveis e suas características gerais (elos, ambiente institucional e organizacional), produtos, mercados, problemas e oportunidades; 3.6. História do mobiliário brasileiro: evolução estética (da influência portuguesa ao designer dos móveis de madeira certificada) e tecnológica (da madeira maciça e suas técnicas de produção aos painéis de madeira e a produção seriada); 3.7. Processo de desenvolvimento de produtos para a indústria moveleira: as macro-fases do desenvolvimento e suas atividades, os requisitos estéticos, funcionais, simbólicos e ambientais no desenvolvimento de produtos; 3.8. Instruções para leitura e representação básica de projeto de móveis: materiais, escalas e projeções.

Bibliografia
ACAR FILHO, N. Marketing no projeto e desenvolvimento de novos produtos. O papel do desenhista industrial. São Paulo, FIESP/CIESP – DETEC, 1997. 59p.

BOUERI FILHO, J.J. Antropometria aplicada à arquitetura, urbanismo e desenho industrial. Manual de Estudo Volume I. São Paulo, FAU/USP, 1991.

GORINI, A.P.F. A indústria de móveis no Brasil: panorama do setor moveleiro no Brasil, com ênfase na competitividade externa a partir do desenvolvimento da cadeia industrial de produtos sólidos de madeira. Brasília: BNDES, 2006. 47p.

IWAKIRI, S. Painéis de madeira reconstituída. Curitiba: FUPEF, 2005. 247p.

MANZINI, E. & VEZOLLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EDUSP, 2005. 238p.

NOLASCO, A.M. & ULIANA, L.R. Máquinas, ferramentas e processos de produção de móveis de madeira. Piracicaba: ESALQ/USP, 2009. Apostilado.

PIZZI, A. Advanced wood adhesives technology. New York: Marcel Dekker, 1994. 297p.

WALKER, J.C.F. Primary wood processing: principles and practice. London: Chapman & Hall, 1993. 611p.