Disciplina - detalhe

LCF0681 - Biologia e Produção de Sementes Florestais


Disciplina de Graduação

Objetivo
Fornecer aos alunos os fundamentos básicos da Biologia da Reprodução de Espécies Arbóreas e sua aplicação em métodos de Produção de Sementes Florestais. Dar fundamentos de tecnologia de sementes florestais, visando o manuseio de sementes e produção de mudas de espécies arbóreas.

Programa resumido
Biologia da reprodução de espécies arbóreas; Grupos da Sucessão e dormência de sementes; Fatores que afetam a produção de sementes florestais; Fatores que afetam a germinação de sementes de espécies arbóreas; Métodos de produção de sementes espécies arbóreas; Tecnologia de sementes florestais.
Para consolidar os conceitos e técnicas relacionados à produção de sementes, os alunos terão a oportunidade de realizar uma aula de campo (viagem) e uma visita técnica (visita em empresa do setor florestal), com essas duas experiências será possível observar e realizar práticas que levem à otimização da produção de sementes florestais, seja a partir de cruzamentos intraespecífico ou de cruzamentos interespecíficos.

Programa
Fenologia de florescimento e frutificação em espécies arbóreas: - Biologia floral e interação flor x polinizador; Dispersão de sementes de espécies arbóreas e interação fruto/semente x agente dispersor;
Sistema reprodutivo de espécies arbóreas: Alogamia e autogamia; determinação de taxa de cruzamento em espécies arbóreas;
Germinação de sementes de espécies arbóreas: - Dormência em sementes de espécies arbóreas; Métodos de superação de dormência; Dormência e grupos de sucessão ecológica;
Sucessão secundária e banco de sementes no solo: Banco de plântulas de espécies de estágios finais de sucessão;
Fatores que afetam a produção de sementes de espécies arbóreas: - Métodos de produção de sementes de espécies arbóreas. - Secagem e armazenamento de sementes de espécies arbóreas.
Serão realizadas durante a disciplina uma aula de campo (viagem) e uma visita técnica a empresa do setor florestal. A aula de campo será realizada na Fazenda Experimental da ESALQ/USP localizada em Itatinga, onde os alunos realizarão práticas sobre marcação de árvores matrizes para produção de sementes, levantamentos diagnósticos para definir um plano de manejo para produção de sementes e inspeção de áreas para verificar se estão em consonância com o que são propostos os regulamentos sobre produção de sementes florestais. Durante a visita técnica (viagem) realizada em empresa do setor florestal, os alunos terão a oportunidade de analisar como é realizado o processo para obtenção de sementes híbridas, os protocolos utilizados para rastreamento dos cruzamentos realizados, a eficiência dos processos e conhecer como é realizada a coleta de sementes em áreas produtoras de sementes onde o método de polinização utilizado é de “polinização aberta”.