Disciplina - detalhe

LCF0691 - Manejo de Áreas Naturais Protegidas


Disciplina de Graduação

Objetivo
1. Demonstrar ao aluno argumentação técnica que justifique a importância das áreas naturais protegidas na preservação dos recursos naturais renováveis. 2- Apresentar ao aluno as diferentes modalidades de manejo de unidades de conservação, capacitando-o para identificar as atividades e usos que podem ou não ser desenvolvidos em cada modalidade. 3- Apresentar ao aluno a função do planejamento de áreas naturais protegidas e familiariza-lo com a sua aplicação no fornecimento de oportunidades recreativas, educacionais e científicas. 4- Capacitar o aluno para planejar programas de uso público para áreas protegidas. 5- Contribuir para o desenvolvimento de uma visão crítica e criativa para o manejo adequado das áreas naturais, criando condições para o uso adequado dos seus recursos naturais e culturais.

Programa resumido
História dos parques Nacionais e atividades relacionadas com a proteção da natureza no Brasil e no mundo. O Sistema Brasileiro de Unidades de Conservação do Brasil e o IBAMA. Aspectos sociais e econômicos na recreação ao ar livre. O planejamento e manejo de áreas naturais. Interpretação em Unidades de Conservação. Impactos ambientais em Unidades de Conservação. Manejo do turismo em áreas naturais protegidas;

Programa
A recreação ao ar livre; primeiros Parques Nacionais e movimentos conservacionistas no Brasil e no mundo. A visão econômica da conservação. Sociologia do Lazer: filosofia biocêntrica e antropocêntrica no manejo de áreas naturais; experiência recreacional; análise do visitante; demanda para recreação. Introdução à Economia dos Recursos Naturais: conceitos básicos e relacionamento com o planejamento e manejo de áreas naaturais; fatores que afetam a demanda; avaliação econômica em Unidades de Conservação. Plano do Sistema de Unidades de Conservação do Brasil: objetivos nacionais da Conservação, categorias de manejo. Planejamento: conceito e estrutura do Plano de Manejo;; fases do planejamento; participação pública em planejamento; levantamento dos recursos para o planejamento; uso dos recursos pelos visitantes. Zoneamento: limites, considerações para delimitação de unidades de conservação; zonas de manejo; programas especiais. Interpretação em Áreas Naturais: objetivos da Interpretação; métodos e técnicas de interpretação; e programa interpretativo. Planejamento de Local: requerimentos ecológicos; estéticos e técnicos; placas; sinalização, proteção e segurança.Manejo do uso público: princípios básicos; metodologias para avaliação do uso público em áreas naturais protegidas; técnicas para lidar com os impactos negativos do uso público.