Disciplina - detalhe

LCF0699 - Aproveitamento de Resíduos Florestais


Disciplina de Graduação

Objetivo
Identificar e caracterizar os diferentes tipos de resíduos resultantes da colheita e beneficiamento da madeira e produtos florestais não madeireiros. Identificar e analisar as implicações ambientais, sócio-econômicas e culturais do aproveitamento dos resíduos florestais em diferentes tipos de produtos. Realizar estudos de caso e práticas de processo de desenvolvimento de produtos a partir de resíduos florestais.

Programa resumido
Resíduos florestais: definição e classificação. Os principais problemas ambientais relacionados aos resíduos florestais.Técnicas de aproveitamento de resíduos florestais.

Programa
Unidade I - Resíduos Florestais: Definição de resíduos florestais. Os impactos negativos da gestão inadequada dos resíduos florestais. Classificação dos resíduos florestais: - quanto à origem: resíduos da exploração madeireira; resíduos do processamento da madeira. - quanto ao tipo: resíduos florestais madeireiros; resíduos florestais não madeireiros; - quanto a atividade geradora: resíduos da colheita da madeira; resíduos da produção de papel e celulose; resíduos do processamento primário (serrarias e laminadoras); resíduos da produção de chapas (compensados, aglomerados e fibras); resíduos da indústria moveleira; resíduos da produção de energia; resíduos da arborização urbana. Unidade II - Aproveitamento de Resíduos Florestais: Métodos para avaliação do potencial de aproveitamento de resíduos florestais em diferentes produtos, considerando os aspectos tecnológicos, ambientais, econômicos, sociais e culturais. Unidade III - Estudos de caso e práticas em aproveitamento de resíduos florestais: métodos para desenvolvimento de produtos a partir de resíduos; práticas de desenvolvimento de produtos e produção de protótipos. Aproveitamento de resíduos em materiais de construç; móveis e pequenos objetos de madeira; fármacos, cosméticos e corantes; energia; compostagem; uso agrícola;compósitos poliméricos;reciclagem de resíduos florestais pós-consumo; e outros.

Bibliografia
ALMEIDA, O.; VERÍSSIMO, A.; TONIOLO, A.; UHL, C.; MATTOS, M.; BARRETO, P.; TARIFA, R. A evolução da fronteira amazônica: oportunidades para um desenvolvimento sustentável. Porto Alegre: Ed. Caravela, 1996. 139p.

ÁVILA, C.G. & ORJUELA, J.M. Estimación y usos de los resíduos generados por industrias de la transformación de madera en Bogotá. Forestal Colombia, v.3, n.5, p.27-35. 1992.

CAMPBELL, A.G. Logyard residues, products, markets and research needs. Forest Products, v.2, n.9, p.60-4, 1992.

COMISIÓN ECONÓMICA PARA AMÉRICA LATINA E EL CARIBE. Comentário capítulo 21 de la Agenda 21 "Assuntos relativos al manejo ambientalmente adecuado de los resíduos solidos y de las aguas servidas. LC/R 1318, mayo, 1993. 30p.

GONZALES, R. Viabilidade economica de la utilizatión de un residuo florestal: corteza de soplillo para la produccion de taninos en la cienaga de zapata. Revista Florestal Baracoa, v. 20, n.2, p. 69-82, 1990.

HAKILLA, P. Utilization of residual forest biomass. New York: Springer-Verlag, 1992. 568p.

OTTMAN, J.A. Marketing verde: desafios e oportunidades para a nova era do marketing. São Paulo: Makron Books, 1994. 190p.

POBLETO, W.H. & PEREDO, L.M. Particleboards made from peeling residues of Chilean species. Bosque, v.11, n.2, p.45-58, 1990.

STERMADT, G.H. Resíduos e pequenos objetos de madeira na região de Sinop e Vera/MT. In: INTERNATIONAL EXPOMEETING OF CRAFTMANSHIP - ENCONTRO INTERNACIONAL E EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO, Rio de Janeiro, 1994. Anais do Encontro Internacional e Exposição de Artesanato. Rio de Janeiro: UNESCO/CNC/SESC/SENAC, 1994. 102-111p.
VIDAL, E.; GERWING, J.; BARRETO, P.; AMARAL, P.; JOHNS, J. Redução de desperdícios na produção de madeira na Amazônia. Imazon: Série Amazônia, 1997. 18p.