Disciplina - detalhe

LCF0720 - Viveiro Florestal


Disciplina de Graduação

Objetivo
Transmitir conhecimentos de natureza teórica e práticas relativas às principais técnicas utilizadas para a produção de mudas de espécies florestais cultivadas em escala comercial.

Programa resumido
* Infraestrutura e proteção em viveiros florestais;
* Planejamento e métodos de produção de mudas;
* Legislação vigente.
*Serão realizadas duas visitas técnicas a viveiros florestais comerciais, com diferentes perfis de produção, para que com base nas informações obtidas ao longo das visitas técnicas e nos conceitos e técnicas apresentados em sala de aula, os alunos desenvolvam um projeto técnico de instalação de um viveiro florestal comercial e de produção de mudas.

Programa
* Introdução: Avaliação do local para instalação de viveiros florestais;
* Infraestrutura de viveiro;
* Recipiente e Substrato;
* Qualidade da água e fertilização de mudas;
* Propagação sexuada;
* Propagação assexuada (cultura de tecido, macro e micro propagação, técnicas de bioreatores);
* Pragas e doenças em viveiros florestais;
* Padrão de qualidade de mudas;
* Produção de mudas de variedades trangênicas e biossegurança;
* Aspectos legais relativos à produção de sementes e mudas (Lei, Decreto e Normativas relacionadas).
* Serão realizadas duas visitas técnicas à viveiros florestais, um viveiro florestal de uma empresa verticalizada do setor florestal e um viveiro florestal independente. Com essas visitas os alunos terão a oportunidade de coletar as informações necessárias sobre as técnicas utilizadas, eficiências das operações, entre outras particularidades da produção em escala comercial de mudas do gênero Eucalyptus, Corymbia, Pinus e de espécies nativas. Com base nessas informações e nos conceitos e técnicas apresentados em sala de aula, os alunos desenvolverão um projeto técnico de instalação de um viveiro florestal comercial e de produção de mudas.

Bibliografia
BORÉM, A. Biotecnologia Florestal. Editora UFV, Viçosa – MG, 2007. 387p.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Legislação sobre sementes e mudas: Lei N° 10.711, de 05 de agosto de 2003, Decreto N° 5.153, de 23 de julho de 2004/Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Defesa Agropecuária. Coordenação de sementes e mudas – Brasília: MAPA/DAS/CSM, 2007. 318p.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Lei de Proteção de Cultivares: Lei N° 9.456, de 25 de abril de 1997, Serviço Nacional de Proteção de Cultivares – Brasília: MAPA/SNPC, 1997.

CARNEIRO, J.G.A. Produção e Controle de Qualidade de Mudas Florestais. UFPR/FUPEF, 1995.

CARVALHO, C.M. Produção de Mudas de Essências Florestais de Rápido Crescimento. FCA/UNESP, Botucatu, 1992.

CESP - COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO. Manual de produção de mudas de essências florestais. CESP : São Paulo, 2000. 55p. (Série Divulgação e Informação, 244).

GONÇALVES, J.L.M. & BENEDETTI, V. (eds.) Forest Nutrition and Fertilization, IPEF, Piracicaba, 2004. 421p.

SIMÕES, J.W. Problemática da produção de mudas de essências florestais. Série Técnica, IPEF. Piracicaba. 4(13):1-29. 1987.

TRINDADE, C.; REZENDE, J.L.P.; JACOVINE, L.A.G.; SARTÓRIO, M.L. Ferramentas da Qualidade: Aplicação na Atividade Florestal. Editora UFV. Viçosa - MG, 2007. 158p.

UPOV. International Union for the Protection of New Varieties of Plants. Explanatory notes on essentially derived varieties under the UPOV Convention. Genebra/Suíça, 2008. 11 f. 57ª Sessão do Comitê Administrativo e Jurídico da UPOV, Genebra/Suíça, 2008.

XAVIER, A.; WENDLING, I.; SILVA, R.L. Silvicultura Clonal: Princípios Técnicos. Editora UFV. Viçosa - MG, 2009. 272p.