Estações Experimentais de Ciências Florestais

Fax:
+55 (14) 38481520 - Itatinga
Anhembi

Em 1974, a Universidade de São Paulo (USP) recebeu das Centrais Elétricas do Estado de São Paulo (CESP) a doação de 2 glebas remanescentes da desapropriação de terras para a instalação do reservatório de Barra Bonita, para fins acadêmicos e científicos.

A partir de então, sob a administração do Departamento de Ciências Florestais (LCF) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), a Estação Experimental de Ciências Florestais de Anhembi (EECFA) iniciou uma série de pesquisas, principalmente visando a introdução, a conservação e o melhoramento genético de espécies florestais exóticas e nativas, constituindo-se num importantíssimo banco de germoplasma.

Itatinga

Em 1988, foi incorporado ao patrimônio da Universidade de São Paulo (USP) um dos hortos florestais remanescentes da extinta Ferrovia Paulista S/A (FEPASA). A partir de então, sob a administração do Departamento de Ciências Florestais (LCF) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), esta unidade florestal foi transformada na Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga (EECFI).

Desde a sua fundação, a EECFI tem sido regularmente utilizada para práticas acadêmicas e científicas dos cursos de graduação e pós-graduação da ESALQ, contribuindo significativamente para os programas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo (USP).