Laboratório de Áreas Naturais Protegidas

Telefone: 
+55 (19) 3447 - 6622
Objetivo
 
O Laboratório de Áreas Naturais Protegidas (LANP) desenvolve pesquisas para contribuir com o manejo de áreas naturais e de locais de valor histórico/cultural.Faz parte da Universidade de São Paulo, e situa-se no Departamento de Ciências Florestais, no campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/ESALQ.
 
Atividades
 
Apesar do LANP ter sido criado formalmente em maio de 1999, os projetos desenvolvidos anteriormente sempre buscaram gerar conhecimentos que pudessem aumentar a efetividade do manejo das áreas protegidas.
 
Os trabalhos técnicos e de pesquisa eram direcionados ao planejamento de unidades de conservação e ao entendimento dos usuários destas áreas. Foram feitas contribuições à elaboração de Planos de Manejo e de Planos Interpretativos para unidades de conservação de proteção integral. Atualmente o foco principal no LANP tem sido o estudo do uso público em áreas naturais protegidas, considerando os efeitos sobre os recursos naturais e na experiência dos visitantes. 
 
Os projetos são criados e os resultados são analisados na sede do LANP. No entanto o verdadeiro laboratório de nossa equipe fica nos campos, florestas, praias, montanhas, nas trilhas, junto aos funcionários e visitantes das unidades de conservação.