Laboratório de Educação e Política Ambiental

Telefone:
Apoio de funcionário:
Objetivo

A Oca - Laboratório de Educação e Política Ambiental – ESALQ-USP tem como objetivo a formação de profissionais, pesquisadores(as), cidadãs(ãos); pessoas ativas no educar-se ambientalmente e no delineamento, implantação e avaliação de políticas públicas em direção a Sociedades Sustentáveis.

Os conceitos de Identidade, Comunidade, Diálogo, Potência de Agir e Felicidade são os cinco pilares que, na compreensão da Oca promovem a Sustentabilidade a partir da participação comunitária e dialógica na construção de identidades potencializadas para agirem com felicidade pelo Bem Comum. Nesta perspectiva realizam-se os processos educadores relacionados à proteção, recuperação e melhoria do meio ambiente, da qualidade de vida de humanos e não humanos, e ao aprimoramento destes em todas as suas dimensões.

Segundo Carlos Rodrigues Brandão, a Oca é “um centro de produção e aprofundamento de imaginários e de ideias teóricas e práticas sobre Educação Ambiental e nas suas interfaces. Um centro de diálogo composto de estudos sobre Educação Ambiental que coletiviza o individual. Um espaço de formação e de acolhida de educadores ambientais, compondo uma rede de pessoas, de iniciativas e de projetos emergentes".

Atividades

A Oca atua no Ensino/Aprendizagem, Pesquisa, Extensão e Gestão, procurando contribuir para a formação, implantação e avaliação de políticas públicas, bem como em propostas pedagógicas de Educação Ambiental em Programas de Educação Ambiental, Diagnósticos Participativos, Cursos de Capacitação, Cursos de Especialização, Palestras, Oficinas, Elaboração de Materiais Didáticos e implantação de Centros de Educação Ambiental.

As áreas de atuação do laboratório são as seguintes:

• Gestão e Administração Pública em distintas esferas e territórios: Municipal, Estadual, Federal, Regional, por bacias hidrográficas, entre outras;
  • Escola, Universidade e Outras Estruturas e Espaços Educadores;
  • Redes, Movimentos Sociais e Associações de Cidadania;
  • Empresarial.

As atividades realizadas pela Oca destinam-se à produção de conhecimentos e à resolução de problemas e construção de visões compartilhadas, numa perspectiva educacional que abrange:

• Trans e Interdisciplinaridade em projetos e ações educacionais;
  • Cultura de procedimentos democráticos, de autogestão e de cidadania ativa;
  • Exercício cotidiano de transparência nas relações;
  • Diálogo no mapeamento, enfrentamento, gestão e avaliação de conflitos;
  • Construção de conhecimento através de comunidades interpretativas e de aprendizagem;
  • Pensamento e ação global, local e pessoal;
  • Participação emancipatória e transformadora;
  • Políticas Públicas voltadas à construção de um Sistema Nacional de Educação Ambiental que contemplem Coletivos Educadores e Salas Verdes.

A Oca atua em temas socioambientais diversos na integração dos seres e dos saberes em harmonia com a paisagem (e.g. Bacia Hidrográfica, Agricultura, Floresta), a partir da valorização, recuperação, conservação e melhoria da sociobiodiversidade. Em suas práticas auto-analíticas e autogestionárias, a Oca vem incorporando e compartilhando atitudes conscientes e sustentáveis, tais como o consumo responsável, a gestão de resíduos (coleta seletiva, reciclagem de lixo), numa perspectiva de eco-eficiência que contribua efetivamente para a construção de Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.