Estudante de Engenharia Florestal se destaca na Rússia

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) marcou presença, mais uma vez, na Rússia, na 13ª edição do International Junior Forest Contest, que aconteceu entre 4 e 9 de setembro em São Petesburgo e Peterhof. Na sexta participação consecutiva do Brasil no evento, que reúne jovens de 14 a 22 anos para trocar conhecimentos e experiências na área de silvicultura, Alex Fernando Mendes, estudante de Engenharia Florestal, apresentou o trabalho “Comunidade Epífitas em florestas tropicais sazonais semideciduais maduras e secundárias”.

“Apresentei o trabalho que estou desenvolvendo em minha Iniciação Científica que é com epífitas em florestas secundárias da bacia do Corumbataí. Ele faz parte de um projeto temático feito na Bacia do Rio Corumbataí junto com outros alunos do Laboratório de Silvicultura Tropical – LASTROP sob orientação do professor Pedro Henrique Santin Brancalion”.

Segundo o esalqueano, o evento é uma ótima oportunidade cientifica e cultural. “Além das apresentações dos trabalhos científicos que foram em inglês ou russo, os participantes levaram seus trajes típicos e, em um momento específico, apresentamos em uma espécie de show de talentos de cada cultura, principalmente danças, músicas, poesias e até algumas comidas típicas. Os brasileiros levaram a festa junina como tema, e organizaram uma apresentação de quadrilha com os demais participantes, e paçoquinha para experimentarem um doce típico”.

O evento é promovido anualmente pelo Serviço Florestal Russo e, a exemplo de anos anteriores, a ESALQ seleciona seus representantes a partir de um convite aos alunos com idade até 22 anos de idade, inglês fluente e que tenham em seu portfólio trabalhos de iniciação científica florestal já concluídos ou em fase de conclusão.
Outubro 7, 2016
Alex Fernando Mendes, estudante de Engenharia Florestal